Decoração Industrial

Tijolinhos, metal e madeira, dão o tom do momento... o estilo “LOFT’!

A Contemporânea tem paixão pelas decorações urbanas e industriais. Além do ar "vintage" presente na decoração... a riqueza de misturas das texturas da madeira, o tijolinho aparente, os itens metálicos e o concreto acinzentando o ambiente, a sensação de estar em um ambiente industrial, é que ele parece "contar uma história"!

Um pouco de história: A escola de arquitetura e design Bauhaus, criada em 1919 na Alemanha, trouxe o conceito do funcionalismo para a decoração, caracterizado por colocar a beleza em segundo plano a serviço da praticidade. Prova da atemporalidade do conceito é que após quase 100 anos, o estilo industrial - herança do funcionalismo - está super em alta!!!

Surgida em meados dos anos 50, a decoração industrial apareceu juntamente com os lofts urbanos, em Nova York. Adaptados a partir de antigas fábricas e galpões, os lofts acabaram se tornaram uma opção de moradia para os jovens mais descolados. E é justamente a arquitetura dos lofts a grande inspiração da decoração industrial. A ideia é recriar a essência desse estilo, utilizando, principalmente, peças em metal, ferro e madeira, e dando a ilusão de superfícies ásperas e inacabadas. Com o passar do tempo este estilo acabou se tornando mais sofisticado e a atmosfera decadente foi se transformando em um lugar super “na moda”, levando o Soho, por exemplo, a ser hoje em dia um dos locais mais "cool" de NY. Cores, texturas e elementos de antigas fábricas são os protagonistas de ambientes modernos e cheios de estilo.


Com o estilo industrial, a ordem é mostrar os encanamentos e detalhes da parte elétrica aparentes, pois ficam supercharmosos se pintados de cores vibrantes. A ideia de mostrar, além de moderna, é mais barata do que esconder: sem quebradeira e dor de cabeça!


Luminárias suspensas ou grandes cúpulas no formato ‘chapéu chinês’ compõem o estilo. Colocadas sobre a mesa de jantar, por exemplo, remetem à iluminação das antigas fábricas. Super charmoso!


Cimento queimado , concreto e tijolinhos aparentes, são opções certeiras para modernizar o ambiente. Tanto no piso como na parede, os elementos ampliam o espaço e dão uma cara "cool" a qualquer cômodo. O concreto e o tiljolinho - símbolos do movimento modernista - criam um efeito ainda mais interessante se tiverem uma textura manchada ou inacabada.


Uma característica bem marcante é a ausência de divisórias, na verdade são grandes lofts com fiação elétrica aparente, materiais brutos, uso de muito aço e revestimentos cimentícios, entendeu? Esse é o conceito primordial do Estilo!


O cinza é o grande campeão do estilo! Mas apostar em outros tons frios ou terrosos também pode ser uma boa pedida. Para não cair na monotonia, sugerimos cores vivas nos objetos para contrastar. Detalhe para o guarda-corpo tubular, um arraso!


Moda e arte em constante sintonia!


O estilo urbano que invade a decoração!